quarta-feira, 19 de junho de 2013

REALISMO NO BRASIL

No Brasil, o início do Realismo ocorre em duas direções. A primeira é relacionada aos problemas sociais, ambiente urbano e elementos do cotidiano. Já a segunda, aconteceu no flerte do realismo com o Naturalismo. Assumindo uma posição ideológica regionalista, na qual se elevou a cor local, a vida difícil no ambiente rural brasileiro e o determinismo, negando a existência do livre-arbítrio.
Entre as principais características do Realismo brasileiro, influenciado pelo Determinismo de Taine e pelo Positivismo de Augusto Comte, existem duas linhas:
  • Marcada por Machado de Assis, de análise das classes mais abastadas da sociedade carioca, com foco em temas políticos do século XIX.
  • Com ênfase na análise comportamental dos seres humanos das camadas menos privilegiadas. Estabelece-se o condicionamento do homem.
Nesta segunda vertente, foi criado um laço entre a conduta
humana
e a terra, o problema de relações entre o ambiente e o homem, verificadas na abordagem Realista/Naturalista. Ainda no que se refere ao regionalismo, o realismo consolidou as expressões regionais, populares e profissionais. Entre os escritores de ficção realista brasileiros estão: Manuel Antônio de Almeida, Aluísio Azevedo, Inglês de Souza, Adolfo Caminha, Júlio Ribeiro, Machado de Assis e Raul Pompéia. Os dois últimos estão em posição singular. No caso de Machado de Assis, por ter criado um estilo que reproduzia a realidade utilizando-se de relativa indiferença formal e sem fetichismo. Já Raul Pompéia, pela independência dos tons impressionistas que são características marcantes de sua obra.
As características dos romances realistas da primeira fase, influenciada pelo romantismo, são: vocabulário claro e simples, tonalidade natural à prosa, estudo da psicologia dos personagens e narrativa linear e imaginativa. Na segunda fase, simbolizada por Machado de Assis, o estilo fica maleável, rompe-se com a linearidade, acrescenta-se o humor ligado ao pessimismo e ao desencanto.
Fontes:
COUTINHO, Afrânio. Enciclopédia de Literatura Brasileira. 2. ed. São Paulo: Global ;  Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Departamento Nacional do Livro; Academia Brasileira de Letras, 2001.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo_no_Brasil
http://escritores-brasileiros.info/mos/view/Escritores_Brasileiros_do_Realismo_e_Naturalismo/

2 comentários:

  1. Blog visitado por mim. Precisa socializar o link para seus amigos leitores participarem e entrarem em seu espaço literário.
    Att
    Generosa Souto

    ResponderExcluir