terça-feira, 25 de junho de 2013

Respostas do exercício da Professora Generosa

Acadêmico: Rafael Ramon Barroso Silva
5° período - Letras Português - UNIMONTES

RESPOSTAS DO EXERCÍCIO

ATIVIDADE SOBRE ROMANTISMO
1) A
2) a)Entende-se que a valorização da tradição medieval é a característica do romantismo que se liga ao retorno à Idade Média.
b) No Brasil essa caracteristica foi conhecida como Indianismo.
3) Percebe-se a diferença entre a mulher do “sonho’ e mulher da “realidade”. O amor consumado só pode ser possível no plano onírico, tendo em vista que a mulher romântica é idealizada, inatingível. Sendo assim, o eu lírico só pode vislumbrar esse envolvimento “romântico” em teoria.
4) Vários são os tratamentos dispensados à mulher nas fases do Romantismo. Como exemplo encontrado no primeiro texto temos: "Sobre o leito de flores reclinada" e em contrapartida temos no segundo texto "Quase aberto o roupão..." que demonstra uma mulher vista de forma erótica.
5) Podemos citar a Revolução Francesa como principal fato histórico que acarretou o despertar do nacionalismo no povo.
6) A burguesia, que era a classe que estava em ascensão naquele momento histórico.
7) a)"Quanta música ouvi que me encantava" "Quantas virgens amei"
b) Sim. o eu lírico sugere que a viagem foi finalizada no momento que solicita o fogo, dois charutos e a lâmpada acesa da escrivaninha, cenário que se opõe aos cenários dos delírios amorosos, melhor dizendo, o leito.
c) Tem visões de sombras, da sua juventude, etc.
d) O eu lírico entra em contato com a com a sua musa inspiradora dos seus sonhos através do efeito da bebida,  porém esse fato é passageiro, aumentando ainda mais sua melancolia.
e) Sonhava com a felicidade do amor realizado.
8) F V F F V
9) a)Anjo entra as nuvens d'alvorada,  entre as nuvens do amor ela dormia.
10) E
11) C
12) B
13) A
14) E
15) D
16) A
17) E
18) B
19) Chama-se "Canção do Exílio" pois seu autor, Gonçalves Dias, encontrava-se em Portugal e sentia falta de sua terra, o Brasil.
20)  O Nacionalismo (exaltação à pátria) "Nosso céu tem mais estrelas"
21) Palavras como "minha terra" e "lá" são usadas pelo autor para falar de sua pátria, e "cá" para falar de Portugal, onde o mesmo se encontrava quando escreveu o poema.
22) Para ele, Portugal (cá) é triste e sem graça, e o Brasil é um lugar de grandes belezas que são exaltadas todo o tempo pelo autor.
23) Saudosismo e nostalgia (causados pela falta que sente do Brasil)
24)  Não. A descrição feita pelo autor é subjetiva. Trata as belezas de sua pátria de forma poética, bastante generalizada.
25) "lá" é a pátria do autor, o Brasil, e "cá" se trata de Portugal, onde o autor se encontrava.
26) Existem duas características no texto: o nacionalismo e o nativismo, pois exaltando a natureza, o autor também exalta sua pátria.
27) E
28)  Nos dois exemplos percebemos o nativismo, o nacionalismo e o indianismo, sendo este último mais presente no segundo exemplo. Essas características foram importantes para a nacionalização da literatura brasileira.
29)  Castro Alves nos mostra o sofrimento dos escravos brasileiros, questionando o sentimento de justiça e a desigualdade de um povo humilhado e que é sempre desprezado.
30) C
31) Não foram encontrados os referidos poemas no exercício.
32) E

ATIVIDADES SOBRE O REALISMO
1) C
2) B
3) D
4) C
5)  [01 + 02 + 32 = 35]
6) C
7) C
8) B
9) A
10) B
11)  [01 + 02 + 08 + 16 = 27]
12)  [08 + 16 = 24]
13) D
14) D
15) V V F V F
16) E
17) D
18) D
19) A

ATIVIDADE SOBRE O NATURALISMO
1) A
2) D
3) E
4) a) É feita uma comparação aos sonhos.
b) A diferença é que as pombas sempre regressam aos pombais, enquanto os sonhos, chegada uma certa idade, não retornam ao coração.
5) a) A madrugada, que remete a juventude. A tarde, que remete a vida adulta e a velhice.
 b) A rígida nortada corresponde a um certo acontecimento inesperado, uma decepção.
6) Preocupação com as rimas, a forma fixa e o vocabulário precioso.
7) D
8) B
9) A / B / E
10) A
11) B
12) [1, 2, 5]

quarta-feira, 19 de junho de 2013

NATURALISMO NO BRASIL

O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este movimento foi uma radicalização do Realismo.

Características do Naturalismo

- O mundo pode ser explicado através das forças da natureza;
- O ser humano está condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive;
- Forte influência do evolucionismo de Charles Darwin;
- A realidade é mostrada através de uma forma científica (influência do positivismo);
- Nas artes plásticas, por exemplo, os pintores enfatizam cenas do mundo real em suas obras. Pintavam aquilo que observavam;
- Na literatura, ocorre muito o uso de descrições de ambientes e de pessoas;
- Ainda na literatura, a linguagem é coloquial;
- Os principais temas abordados nas obras literárias naturalistas são: desejos humanos, instintos, loucura, violência, traição, miséria, exploração social, etc.

 Este movimento chegou ao Brasil no final do século XIX. Os escritores brasileiros abordaram a realidade social brasileira, destacando a vida nos corticos, o preconceito, a diferenciação social, entre outros temas. O principal representante do naturalismo na literatura brasileira foi Aluísio de Azevedo. Suas principais obras foram: O Mulato, Casa de Pensão e O Cortiço. Outros escritores brasileiros que merecem destaque: Adolfo Caminha, Inglês de Souza e Raul Pompéia.
REALISMO NO BRASIL

No Brasil, o início do Realismo ocorre em duas direções. A primeira é relacionada aos problemas sociais, ambiente urbano e elementos do cotidiano. Já a segunda, aconteceu no flerte do realismo com o Naturalismo. Assumindo uma posição ideológica regionalista, na qual se elevou a cor local, a vida difícil no ambiente rural brasileiro e o determinismo, negando a existência do livre-arbítrio.
Entre as principais características do Realismo brasileiro, influenciado pelo Determinismo de Taine e pelo Positivismo de Augusto Comte, existem duas linhas:
  • Marcada por Machado de Assis, de análise das classes mais abastadas da sociedade carioca, com foco em temas políticos do século XIX.
  • Com ênfase na análise comportamental dos seres humanos das camadas menos privilegiadas. Estabelece-se o condicionamento do homem.
Nesta segunda vertente, foi criado um laço entre a conduta
humana
e a terra, o problema de relações entre o ambiente e o homem, verificadas na abordagem Realista/Naturalista. Ainda no que se refere ao regionalismo, o realismo consolidou as expressões regionais, populares e profissionais. Entre os escritores de ficção realista brasileiros estão: Manuel Antônio de Almeida, Aluísio Azevedo, Inglês de Souza, Adolfo Caminha, Júlio Ribeiro, Machado de Assis e Raul Pompéia. Os dois últimos estão em posição singular. No caso de Machado de Assis, por ter criado um estilo que reproduzia a realidade utilizando-se de relativa indiferença formal e sem fetichismo. Já Raul Pompéia, pela independência dos tons impressionistas que são características marcantes de sua obra.
As características dos romances realistas da primeira fase, influenciada pelo romantismo, são: vocabulário claro e simples, tonalidade natural à prosa, estudo da psicologia dos personagens e narrativa linear e imaginativa. Na segunda fase, simbolizada por Machado de Assis, o estilo fica maleável, rompe-se com a linearidade, acrescenta-se o humor ligado ao pessimismo e ao desencanto.
Fontes:
COUTINHO, Afrânio. Enciclopédia de Literatura Brasileira. 2. ed. São Paulo: Global ;  Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Departamento Nacional do Livro; Academia Brasileira de Letras, 2001.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo_no_Brasil
http://escritores-brasileiros.info/mos/view/Escritores_Brasileiros_do_Realismo_e_Naturalismo/